jueves, 28 de marzo de 2013

Integrando as TIC na educação

Na web 1.0

Sociedade consumia a informação


Com o amadurecimento na utilização as pessoas começaram a consumir e produzir conteúdo, essa nova maneira de se comportar é denominada web 2.0.

web 2.0.

"Prosumers" 

A sociedade da informação consume e produz conteúdo. Ex: sobem fotos, vídeos, escrevem blogs...


Necessidade escola sincronizar pedagogia e comunicação no âmbito tecnológico


Relacionamento entre as instituições e suas ações demanda mudanças para atender as demandas sociais e econômicas:


  • Repensar o papel da escola,
  • Identificando as competências os alunos precisam desenvolver para exercer sua cidadania,
  • Identificando Competências professores,
  • Disponibilizando material digitalizado,
  • Qualificando os professores e alunos,

  1. Formação do cidadão em todos os níveis.
  2. Reduzir a "brecha digital", que ocorre quando um cidadão não consegue utilizar os recursos digitais a seu favor, seja por falta de acesso alfabetização digital.
  3. O analfabetismo digital acentua as desigualdades sociais.


  • Políticas das instituições de ensino e dos governos para favorecer o financiamento e barateamento de equipamentos com conexão a internet:


      1. As escolas podem fazer parcerias com empresas que vendem equipamentos e oferecer descontos aos alunos,
      2. Incentivar sociedades de consumo para comprar o equipamento mais barato,
      3. Reduzir impostos


      • Facilitando o acesso a internet:

      1. Equipamentos rápidos, 
      2. Programas 
      3. Banda larga
      4. Oferecer pontos de acesso gratuito,
      5. Associação de universidades para oferecer wifi.


Usar estratégias atualizada na docência não para ensinar melhor, mas para que o aluno aprenda diferente, evitando que as instituições de ensino fiquem de costas para a sociedade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario