Modelo de Design Pedagógico ADDIE
Orienta a construção e aperfeiçoamento dos cursos de e-learning, blended-learning e plataformas de apoio a ensino presencial.
A-Analise
- Sexo,
- Idade,
- Nível de alfabetização informática,
- Localização,
- Cultura,
- Idioma,
- Expectativas,
- Necessidades,
- Conhecimentos Prévios,
- Potenciais acessos a recursos necessários
-Equipamentos
-Conexão
-Software
-Manutenção do equipamento - Competências e atividades que precisam desenvolver
Entrevistas, opiniões de usuários,.....
D-Desenho
- Seleção de Ambiente- Considerando:
- Recursos humanos,
- Formação de Professores,
- Tecnológicos,
- Acesso dos estudantes a computadores,
- Programas,
- Materiais,
- Lições,
- Módulos,
- Nível de Alfabetização Informática,
- Objetivos Pedagógicos,
- Suporte,
- Seleciona Material TIC ou
- Desenhar materiais com linguagem coerente ao meio.
- Ficha Técnica ( o que tem que desenvolver, tempo, peso do arquivo,....)
- Story board ( história em quadrinhos)
D- Desenvolvimento
- Selecionar material a ser utilizado no meio elegido,
- Desenhar material - Características:
-Simplicidade,
-Didática ( evitar elementos de distração)
-Dinamicidade ( Ponto de vista funcional, imaginativo e dinâmico)
-Legibilidade-Usabilidade, tipologia, cor....
-Interatividade- Existem vários níveis
-Hipertextualidade- Links com até 4 níveis de profundidade.
-Flexibilidade de acesso ao conteúdo. (Design Responsivo, que responde a vários formatos) - Materiais em formatos variados livres e acessíveis
- Internet proporcionando experiência
-exploratória,
-criativa e
-inovadora.
- Atividades que possibilite ambiente social de apoio-Sociedade do Conhecimento.
-Trabalho colaborativo
-Cooperativo
-Material Objetivo
- Protótipos
I- Implementação
- Duplicar e distribuir os materiais,
- Implantar cursos,
- Resolver Problemas Técnicos,
- Discutir Planos alternativos.
E - Avaliação
Planificação de Avaliação Regular dos Estudantes,
Desenvolvimento de Provas seguindo estandartes institucionais,
Implantações de Provas e Avaliações,
Avaliação continua,
Desenvolver avaliação para o curso, professores e instituição
No hay comentarios:
Publicar un comentario