viernes, 3 de mayo de 2013

Aprender e ensinar na Internet

As sociedades se organizam em redes, nessas redes se prospectam valores, significados, informação e nós podemos utilizar essas redes para influenciar a sociedade de forma que ela seja sustentável assim como ocorre na natureza, na ecologia, nas redes pode haver a cooperação entre o estado as corporações e as populações que atuam nas ONGS, em comunidades, como por exemplo nos protestos no AVAz, change.org. Segundo Fritjof Capra, em redes sociais como um padrão unificador disponível em youtube.

O modelo de cooperação que as redes demandam, as soluções nascem da inteligencia coletiva e partem de uma forma de organização mais horizontal e menos hierárquica. Isso significa que as universidades divididas em setores não favorecem a interdisciplinaridade necessária para buscar uma solução dos problemas que pode vim de qualquer direção.

Para que as empresas e o estado e a população busquem soluções , todos precisam ter escolaridade e uma alfabetização digital, precisam saber buscar, selecionar, filtrar, e utilizar os recursos a seu favor, utilizando não a lógica do sistema industrial, mas a lógica cooperativa, a lógica das redes biológicas. Livro plano B.( explica passos básicos para redesenhar a sociedade, citado por Fritjof Capra.

 Fritjof Capra tem pesquisas que aplicando o ensino do estudo das redes biológicas e modelos naturais entre jovens se conseguiu uma redução da violência em escolas da Colômbia. É autor de um livro que se chama as conexões ocultas e treina professores nessa área.

Pesquisa professores sobre a utilização das TIC ensino superior


.  Os professores para formar a sociedade necessitam formação multidisciplinar e inclusive para utilizar as TIC , como mostram as imagens abaixo que foram tiradas de uma pesquisa sobre a utilização das TIC em uma instituição de ensino superior privada no estado de Alagoas na cidade de  Maceió. Como mostra a pesquisa a formação dos professores não acontece.(existe universidade com essa especialidade)

Questões relacionadas:


Investimento que se quer evitar?

Se as pessoas conseguirem utilizar as TIC a seu favor serão menos manejáveis?

Porque se as pessoas se conectarem terão força política?

Porque as instituições de ensino são muito verticais e isso não combina com os modelos utilizados atualmente?, exemplo das empresas de software que tem organização administrativa horizontal.

A dificuldade de soluções multidisciplinares em Universidades setorizadas?

Não existe gente qualificada?

Não é fácil encontrar um horário que os professores estejam disponíveis?

Abaixo imagens conseguidas através de pesquisa mista, feita com 56 professores de instituição privada de ensino superior em Maceió no ano de 2013.

IDADE






























59% dos professores tinha de 25 a 35 anos.


SEXO



 Havia um certo equilíbrio de gênero no corpo docente dessa mostra.



Área de formação professores


Áreas de especialidade dos professores dessa mostra eram 56% de sociais e humanas.


Necessidade de software para aplicar as TIC




A maioria que era de ciências humanas achava que os software eram adequados.
Catálogo software livre



Professores possuem blog,wiki ou home page?



















Os professores não possuíam em sua maioria blog, wiki ou home page( Google sites, WIX, programa Komposer, Webardora, Lamsfoundation, Zoho).



Principais Problemas inserir TIC

   

Os professores entendiam que o maior problema que eles tinham para inserir as TIC na educação seria o acesso, seguido da falta de formação, mudança de papel do professor na sala de aula e falta de tempo.


Principais problemas Integração TIC 



Os professores entenderam que formação para as TIC se resumiria a apresentar o funcionamento de alguns programas e que não estava relacionado com pedagogia. Isso significa que não estava claro que a Internet exige uma relação mais horizontal e isso muda o papel dos professores e dos alunos.


Necessidade de formação na ótica do professor












Na opinião dos professores as noções de windows e word eram suficientes para aplicar as TIC. 57% acham que não precisam de formação e consideram que para aplicar TIC é preciso só ter alfabetização informática e conhecer alguns recursos.


Possuiam outro trabalho



 
Eles tinham mais de um trabalho em 84% dos casos.


Contratação por horas trabalhadas



Eram contratados por poucas horas em 40% dos casos.


Quais principais TIC utilizam com seus alunos 





 A utilização das TIC era de 40% de slides e 37% vídeos. Isso mostra que estavam dando uma formação instrutivista, e não incluíam modelos colaborativos para a inclusão das TIC, vemos Google Docs com 14,2%, foros 4,7 e mapas conceituais 3,1. O conceito de usar a inteligência coletiva em comunidades fechadas na internet a partir das ferramentas TIC, não está sendo utilizado como deveria para desenvolver o debate de temas complexos, que são abordados nas universidades. Também não consideraram a importância dos alunos apresentarem seus trabalhos com recursos TIC e compartir os PDFs em slide share por exemplo ou compartindo nas nuvens com Dropbox, Skydrive ou fazendo edição colaborativa em uma wiki. Mapas conceituais: Cmap Tolls, Cacoo,

 Temos na prática as escolas correndo atrás da sociedade e professores não inserindo a tecnologia da informação e da comunicação na escola, é como se a escola fosse um mundo paralelo e quando os alunos saem da escola voltam para a vida real.

Teorias Utilizadas





 Pelo menos teoricamente os professores são simpáticos ao construtivismo e declaram que utilizam a teoria em 44% dos casos , 6,8 % assume que é Instrutivista, 8,5 se diz Conectivista, 3,4 outro e 37,3 não sabem do que se trata.

Entender Conectivismo:


 Podemos utilizar vários recursos TIC nas aulas...e inclusive as redes sociais. Para utilizar as redes podemos utilizar o construtivismo e o conectivismo e uma vez aprendido isso pode ser bastante sustentável: E muito interessante repassar sobre o Conectivismo, que diz que a possibilidade de aprender más, que representam as conexões de Internet, tem mais transcendência e são mais importantes, que nosso estado habitual de conhecer. (Siemens, citado em Marcelo C. y Vaillant D. 2009).

Também defendem a mudança de papel dos alunos e professores porque a hierarquia das redes precisa ser mais horizontal, o professor deixa de ser a estrela e se conscientiza que é um mais que aprende nessa sociedade do conhecimento, o ensino está centrado no aluno.

Para usar os LMS(Learning Manager Sistem), exemplo Moodle, considerar: boa arquitetura da informação e usabilidade, material digitalizado e velocidade de conexão, gente qualificada, equipes multidisciplinares.( programador, webdesign, design gráfico, professor especialista, professor tutor e desenhista pedagógico). Quando as escolas tem uma plataforma e os debates se realizam na plataforma, esse capital cultural fica com a instituição , a instituição também aprende.Exemplo :MIT Open Courseware (OCW):Repositório Abrangente e interação de usuários.Orientações para ajudar a escrever as páginas de internet oferecidas no site do governo americano.

O conectivismo fala que as conexiones de Internet são  uma oportunidade para a aprendizagem quando conectamos nodos de conhecimento, com especialistas, com redes de interesse comum, esse passa a ser um caminho sustentável para entrar em contato com gente qualificada, e qualificar seu pessoal, porque as redes se retroalimentam.

Ver também em Escola de Redes- Grupo Plataformas de Aprendizagem -
http://escoladeredes.net/group/plataformas-de-aprendizagem?commentId=2384710%3AComment%3A162385


TIC melhora a aula




Os professores são teoricamente simpáticos a TIC, 86% declaram que as TIC melhora a aula e a maioria associa a utilização das TIC com prender a atenção dos alunos. Mas na verdade as TIC deveriam estar sendo utilizadas para desenvolver competências para que alunos possam exercer sua cidadania plena.

 Outro tema é que na verdade as TIC não vão fazer com que as pessoas aprendam mais, elas vão fazer que as pessoas aprendam diferente, porque isso é uma demanda da nossa nova forma de organização social.

Construtivismo na prática


 Na Teoria do construtivismo social o processo é distinto para cada estudante na sua construção pessoal, a aprendizagem se da por descobrimento, o conhecimento prévio e somado ao atual, pero supõe uma participação social que no caso da classe tradicional não é necessário ter, no construtivismo o estudante defende suas ideias, pergunta, classifica a informação, em um rol ativo, ele aprende na interação com outros na redes, alunos tiram dúvidas de outros alunos e existe um mediador e isso acontece nas comunidades de interesse comum.

 O construtivismo valoriza muito o trabalho em grupo, a partir de esta convivência se aprende a saber estar, se potencia la capacidade de negociar, la investigação em grupo, a capacidade de raciocínio e desenvolve capacidades individuais para construir o conhecimento. Porém ao contrário do recomendado as tecnologias estão sendo utilizadas para passar a matéria de uma forma instrutivista , necessitamos incluir as tecnologias de forma inovadora, não se trata tanto de saber sobre todos os lançamentos tecnológicos, mas o que se vai fazer com eles, como aplica-los pedagogicamente.


Avaliação dos alunos





















 Outro ponto a se levar em conta é que o construtivismo se pensa em novas formas de avaliar, porque os erros se podem transformar em uma oportunidade de aprender,ao invés disso os professores avaliam aos seus alunos por provas, a capacidade da memória.


Novas formas de Avaliar

  As provas devem ser sobre entender o contexto, linguagem simples, evitando expressões regionais e jargões, considerando a possibilidade de ser traduzido as legendas dos vídeos para estrangeiros e deficientes visuais e de acordo com o nível dos alunos.

  A avaliação continuada também pode ser utilizada como motivação para a aprendizagem, quando se pretende desenvolver outras competências distintas da capacidade relacionadas a memória. Aplicações novas de avaliação muitas vezes podem ser proveitosas, porque as observações feitas nessa etapa são muito percebidas pelos alunos.

 Para preparar os professores convém além do mais pensar como aproximar o material didático do universo dos alunos, que em Brasil é complicado porque existe uma sociedade de classes com realidades muito distintas e com niveles de alfabetização informática heterogêneos isso é outro fator que dificulta a aplicação das TIC. Porém o próprio aluno pode construir seu material dando a ele a contextualização que o material precisa ter e gerando material em português dentro da realidade de cada região e especialidade e também participar da sua avaliação e da avaliação dos companheiros e do grupo que participa.

O tempo de resposta a pregunta deve ser de até 48 horas. Uma proporção de 1 professor para cada 30 alunos, no caso de haver análise de debates e textos escritos que demandem tempo maior para correção. Se o professor estiver sobrecarregado a qualidade do ensino cai....vi um caso de 200 alunos para um professor que realmente resultava em respostas incompletas ou não resposta.

Cabe lembrar que se pode utilizar modelos pedagógicos para avaliar o curso e reorienta-lo para reduzir a evasão escolar.

Plataformas demandam equipe multidisciplinar de pelo menos 5 pessoas ( webdesign, programador, design gráfico, professor especialista, design instrucional,.....tutores que respondem e-mails sobre o curso, secretárias para as questões burocráticas, suporte técnico,....) e organização descentralizada que seguem padrões de referencia e guias orientativas. A receita de fazer tudo sozinho é pouco recomendada.

A avaliação também serve como estímulo e deve-se pontuar por cada atitude boa ou condecorar com prêmios digitais, porque a possibilidade é que no caso do e-learning a evasão escolar seja enorme. É fundamental dar um diploma em caráter motivacional no final do curso.


Rotatividade dos professores





 Existe uma tendência a substituir professores em vez de formar.


Utilizar TIC 


Se conseguimos entender o construtivismo e o conectivismo, e buscamos analisar o nosso ouvinte poderemos buscar temas que interessem a eles, da parte do cotidiano que eles se interessam, que possam prender sua atenção e fica mais fácil fazer com que eles se envolvam com o tema de estudo.

Teorias educativasmodelos de desenho instrucional + TIC = Utilizar TIC.


Conclusão


Também poderemos estudar modelos de relacionamentos que levem a mudanças de comportamento e aplicar nas redes sociais, melhorando a saúde publica, reduzindo o tabagismo, reduzindo a violência, treinando os professores para utilizar as TIC ao invés de demiti-los.

Usando o mesmo raciocínio colaborativo, colaborando com as faculdades ao invés de trocar por outra, é uma boa saída já que na verdade as instituições de ensino publicas e privadas ainda não metabolizaram a mudança, utilizando a inteligencia coletiva como ferramenta para resolver os problemas poderemos inclusive criar uma cultura onde as pessoas tenham uma postura mais ativa em relação a aquisição dos seus próprios conhecimentos inclusive por haver maior independência para utilizar as TIC, entrar em contato com nodos de conhecimento e isso de certa forma reduz a responsabilidade da instituição de ser a única detentora do saber, menos paternalismo da instituição, o conhecimento vai além dos muros da escola e isso gera mais responsabilidade para o aluno, porém mais independência e possibilidade de gerar soluções.

A troca de conhecimento pode gerar riqueza da diversidade em um modelo de relacionamento mais flexível e interdisciplinar.

 Podemos pensar em como formar os professores nos mais diferentes pontos do Brasil para que eles não fiquem tão perdidos em relação ao tema, já que eles tem pouco tempo entre as aulas e também não recebem o suficiente para pagar cursos caros, e gestionar sua formação passa a ser um problema. Por exemplo iniciativas a distância que partem de uma introdução presencial  de 30% para a utilização da plataforma, que poderia ser fruto da união do governo, iniciativa privada e sociedade.

Podemos projetar uma sociedade sustentável que promova a formação e atualização permanente  do corpo docente "learning long life", já que talvez pela falta de viabilidade econômica as instituições de ensino não estão conseguindo resolver....e essa inteligencia  coletiva pode ser utilizada para resolver todos os problemas que nós temos, se a sociedade civil, a iniciativa privada e o governo organizarem forças na rede como explica Fritjof Capra.

Tabulação dos dados no excel






















 

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