lunes, 22 de abril de 2013

Porque tecnologia na educação?

Preparar cidadãos para exercer sua cidadania

As instituições educativas necessitam refletir sobre a educação para adapta-se a sociedade  em rede que muda diariamente onde todos são consumidores e produtores de informação.



Na Revolução Industrial

Escolas eram pensadas como uma fábrica: Preparando o aluno para funções bem definidas na linha de produção.

  • Dividido os alunos por faixas etárias, para definir o "setor"
  • Uniformizados, 
  • Condutas padronizadas, 
  • Noção de tempo,
  • Muros da escola  bem definidos,
  • Silencio na sala de aula, 
  • Hierarquia vertical,
  • Protagonista do professor  detentor do o limite do conhecimento que o aluno poderia alcançar,
  • Teoria de aprendizagem Behaviorismo- respostas e estímulos.
Según Aparici, R.(2010) A educação está baseada na cultura livresca , da era industrial.

Agora na era digital  o mercado demanda:

  • Estrutura dinâmica que acompanhe as tecnologias,
  • Velocidade, respostas rápidas....
  • Hierarquia horizontal ,
  • Qualificação,
  • Criatividade,
  • Pensar fora da caixa,
  • Menos trabalhos formais,
  • Colaboradores
  • Trabalhar em rede
  • Capacidade de Negociação
  • Tolerância a diversidade 


Colaboradores não representarão:

-Gasto de férias,
-13º,
-Aposentadoria......
-Possivelmente terão seu cgc como microempreendedores Individuais ou Profissionais autônomos

Competências WEB 2.0

Os professores preparam para a vida e a entrada no mercado de trabalho.

Na web 1.0 nós consumíamos a informação, na web 2.0 todos produzem a informação, sobem vídeos, produzem blogs, fazem comunidades de interesses....e estamos indo para web semântica.

Os níveis de alfabetização informática exigidos pelo mercado se incrementam, e surgem necessidades de desenvolver novas competências e habilidades:


As competências para exercer a cidadania mudaram com a internet:

  • Alfabetização digital nível médio/alto, (evitando a brecha digital.)
  • Saber Buscar /Pesquisar por palavra chave
  • Desenvolver Critérios Filtrar informação,
  • Síntese,
  • Capacidade de Negociação,
  • Domínio do idioma nativo,
  • Segundo idioma,
  • Papel Ativo na sua aprendizagem
  • Aumento da responsabilidade do aluno
  • Saber fazer trabalho colaborativo em rede,
  • Negociar seus pontos de vista
  • Entregar trabalhos em diferentes formatos: blogs, wikis,PDF,DOC,vídeo, som
  • Criatividade,
  • Tolerância a diversidade,
  • Leis aplicadas a Internet.
  • Netqueta
  • Inscreva em comunidades, listas de discussão, fóruns

A estrutura escolar demanda:

  • Plataforma LMS - Learning Manager System  (exemplo Moodel).
-Network -Alunos conectados
-Chat
-Quadro de avisos
-Debate de cada matéria
-Presença em Comunidades Sociais
-e-mail
-Wiki
-Blog
  • Conexão banda larga
  • Equipamentos com programas, mantidos e rápidos.
  • Insentivo a aquisição de equipamentos:
-Financiamentos para compras de equipamentos
-Descontos em redes de distribuidores

  • Treinamento Professores-Inovar os métodos para ajustar-los a novos meios que surgem a cada dia.
  • Adaptar a oferta os materiais educativos a novos formatos

     A noção do tempo e espaço fica menos relevante e a educação informal em rede está contextualizada na sociedade do informação.


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