Preparar cidadãos para exercer sua cidadania
As instituições educativas necessitam refletir sobre a educação para adapta-se a sociedade em rede que muda diariamente onde todos são consumidores e produtores de informação.
Na Revolução Industrial
Escolas eram pensadas como uma fábrica: Preparando o aluno para funções bem definidas na linha de produção.- Dividido os alunos por faixas etárias, para definir o "setor"
- Uniformizados,
- Condutas padronizadas,
- Noção de tempo,
- Muros da escola bem definidos,
- Silencio na sala de aula,
- Hierarquia vertical,
- Protagonista do professor detentor do o limite do conhecimento que o aluno poderia alcançar,
- Teoria de aprendizagem Behaviorismo- respostas e estímulos.
Agora na era digital o mercado demanda:
- Estrutura dinâmica que acompanhe as tecnologias,
- Velocidade, respostas rápidas....
- Hierarquia horizontal ,
- Qualificação,
- Criatividade,
- Pensar fora da caixa,
- Menos trabalhos formais,
- Colaboradores
- Trabalhar em rede
- Capacidade de Negociação
- Tolerância a diversidade
Colaboradores não representarão:
-Gasto de férias,-13º,
-Aposentadoria......
-Possivelmente terão seu cgc como microempreendedores Individuais ou Profissionais autônomos
Competências WEB 2.0
Os professores preparam para a vida e a entrada no mercado de trabalho.Na web 1.0 nós consumíamos a informação, na web 2.0 todos produzem a informação, sobem vídeos, produzem blogs, fazem comunidades de interesses....e estamos indo para web semântica.
Os níveis de alfabetização informática exigidos pelo mercado se incrementam, e surgem necessidades de desenvolver novas competências e habilidades:
As competências para exercer a cidadania mudaram com a internet:
- Alfabetização digital nível médio/alto, (evitando a brecha digital.)
- Saber Buscar /Pesquisar por palavra chave
- Desenvolver Critérios Filtrar informação,
- Síntese,
- Capacidade de Negociação,
- Domínio do idioma nativo,
- Segundo idioma,
- Papel Ativo na sua aprendizagem
- Aumento da responsabilidade do aluno
- Saber fazer trabalho colaborativo em rede,
- Negociar seus pontos de vista
- Entregar trabalhos em diferentes formatos: blogs, wikis,PDF,DOC,vídeo, som
- Criatividade,
- Tolerância a diversidade,
- Leis aplicadas a Internet.
- Netqueta
- Inscreva em comunidades, listas de discussão, fóruns
A estrutura escolar demanda:
- Plataforma LMS - Learning Manager System (exemplo Moodel).
-Chat
-Quadro de avisos
-Debate de cada matéria
-Presença em Comunidades Sociais
-Wiki
-Blog
- Conexão banda larga
- Equipamentos com programas, mantidos e rápidos.
- Insentivo a aquisição de equipamentos:
-Financiamentos para compras de equipamentos
-Descontos em redes de distribuidores
-Descontos em redes de distribuidores
- Treinamento Professores-Inovar os métodos para ajustar-los a novos meios que surgem a cada dia.
- Adaptar a oferta os materiais educativos a novos formatos
A noção do tempo e espaço fica menos relevante e a educação informal em rede está contextualizada na sociedade do informação.
No hay comentarios:
Publicar un comentario