domingo, 21 de abril de 2013

Tecnologia da informação e comunicação na aula- dicas básicas

Receita para aplicar tecnologia da informação e comunicação na aula:


O que é TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação?


Segundo Camino, M. J. (2011) As TIC Tecnologias de la Informação e Comunicação são recursos disponíveis na Internet como programas e ferramentas



Identificar necessidades dos alunos para exercer sua cidadania:

  • Buscar
  • Selecionar/filtrar 
  • Citar bibliografias
  • Acesso a rede, equipamento, tipo de conexão.
  • Noções de segurança na internet
    http://cartilha.cert.br/fasciculos/,
  • Consequências da participação nas redes sociais, 
  • Noções de leis na internet, 
  • Saber conviver com as diferenças, 
  • Falar segundo idioma, inclusive porque não tem muito conteúdo de pesquisa digitalizado em português, 
  • Saber negociar,
  • Saber colaborar, 
  • Organização e Formação dos estudantes em trabalho em grupo, 
  • Alfabetização digital:

Alfabetização digital

Segundo Poblete y Villa, 2007 deve se propor três niveles de desenvolvimento:
  1. " Nível mais básico, relacionado com o conhecimento necessário para desenvolver a habilidade pretendida.
  2. Um segundo nível onde aplique esse conhecimento a determinadas situações complexas.
  3. Finalmente, um terceiro nível onde a pessoa seja capaz de integrar a dita destreza em sua vida."

Definir objetivos pedagógicos da matéria ...exemplo:

  • Debater,
  • Resumir e sintetizar sobre o tema,
  • Análises, habilidades de pensar sobre o tema da matéria,
  • Resultando na entrega de uma atividade em formato que atenda ao desenvolvimento de competências e objetivos pedagógicos: blog,  página web, wiki,  vídeo, PDF dissertação.....

Definir metodologia de ensino:


_ Teoria Conectivista de George Siemens, o aluno conectado a fontes de conhecimento, nodos....o aluno conectado a redes de especialistas, fóruns, etc...considerar a solidão.......

_Teoria do Construtivismo Social onde o papel do professor é tutor e do aluno de protagonista responsável do seu conhecimento na sociedade da informação. Geralmente são realizadas atividades em grupos, onde há debate e um aluno responde ao outro, enquanto que o professor modera o debate.

Em função dos objetivos pedagógicos, desenvolvimento de habilidades e competências, contexto do aluno e metodologia do ensino se escolhe a ferramenta TIC.

Teoria educativa sistema tradicional de transmitir conhecimento ( na minha opinião está descontextualizada da sociedade em rede, perdeu o sentido, o que todo mundo quer é produzir a informação e colocar na rede e ninguém tem paciência de ficar ouvindo um professor chato fazendo monólogo, se for um entusiasta do estilo, pelo menos colocar uns videos, links, multimédia para que o aluno consiga suportar a aula.

Competências docentes segundo Perrenoud: Tutor

Segundo (2011) A.B.L, Cobo I.L.,López I.G.y Huertas C.L , O professor define o tipo de atividade vai propor, a ordem, recursos didáticos, retroalimentação dos alunos dento do contexto social, econômico, etário, disponibilidade de tempo e recursos que tem seus alunos.

Novas competências docentes segundo Perrenoud citado en Cámara A.B.L, Cobo I.L.,López I.G.y Huertas C.L 2011,pag61 :

  • Organização e dinamização de situações de aprendizagem, 
  • Gestão dos progressos em aprendizagem, 
  • Emprego da tecnologia da informação e da comunicação, 
  • Implicar aos estudantes em sua aprendizagem e esforço, 
  • Colaboração no Trabalho em equipe,
  • Formação dos estudantes em trabalho em grupo, 
  • Afrontar os deveres e dilemas éticos da profissão,
  • Gestão de sua própria formação continua.
  • Avaliar os alunos: conferir se a avaliação tradicional é eficiente para valorar aspectos necessários no desenvolvimento das determinada competência a serem alcançadas.

Considerações Trabalhos em Grupos realizados na última hora:

Existe o risco de tornar os trabalhos em grupo uma encenação por parte do aluno, escola e professor:

-O trabalho vira uma etapa burocrática na ótica do aluno.
-Na ótica da universidade não contrata professores para fazer correções individuais ou e não treinar para acompanhamentos pode ser conveniente financeiramente.  
-Professor pode não querer essa função adicional de avaliar trabalho individual ou monitorar presença e sempre existe resistência ao novo.

Soluções para avaliação de participação em trabalho em grupo com as TIC:


  • O LMS tem localizador de IP, horário de acesso, frequência de todos envios.
  • A wikispace tem controle de aportação, horário de participação.
  • O Zohoo docs também tem data de visualização e aportação.
  • Solicitar esclarecimento divisão de funções, avaliação pessoal, do colega e sincronia do grupo.



Possíveis resultados de trabalhos feitos na última hora:

-Cultura de improvisação e dar um jeitinho. 
-Alimentando uma cultura de troca de favores. Solicitações de "poe meu nome no trabalho"
-Colcha de retalho, texto sem unidade do trabalho.


Teoricamente a sociedade aprende e um ensina convivendo por isso se faz grupos.
Mas nesse contexto os benefícios abaixo não podem ser realizados nas ultimas 24 horas:

-Organizar-se,
-Criar funções, 
-Definir funções, 
-Escolher alguma pra fazer, 
-Cumprir prazos, 
-Negociar significados, 
-Defender suas posições
-Aprender algo.

 É importante avaliar traço cultural,e fazer adaptação as teorias, considerando condutas sociais,  que podem impedir que a escola realize o seu papel na formação dos alunos de forma efetiva.

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