Receita para aplicar tecnologia da informação e comunicação na aula:
O que é TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação?
Segundo Camino, M. J. (2011) As TIC Tecnologias de la Informação e Comunicação são recursos disponíveis na Internet como programas e ferramentas
Identificar necessidades dos alunos para exercer sua cidadania:
- Buscar
- Selecionar/filtrar
- Citar bibliografias
- Acesso a rede, equipamento, tipo de conexão.
- Noções de segurança na internet
http://cartilha.cert.br/fasciculos/, - Consequências da participação nas redes sociais,
- Noções de leis na internet,
- Saber conviver com as diferenças,
- Falar segundo idioma, inclusive porque não tem muito conteúdo de pesquisa digitalizado em português,
- Saber negociar,
- Saber colaborar,
- Organização e Formação dos estudantes em trabalho em grupo,
- Alfabetização digital:
Alfabetização digital
Segundo Poblete y Villa, 2007 deve se propor três niveles de desenvolvimento:- " Nível mais básico, relacionado com o conhecimento necessário para desenvolver a habilidade pretendida.
- Um segundo nível onde aplique esse conhecimento a determinadas situações complexas.
- Finalmente, um terceiro nível onde a pessoa seja capaz de integrar a dita destreza em sua vida."
Definir objetivos pedagógicos da matéria ...exemplo:
- Debater,
- Resumir e sintetizar sobre o tema,
- Análises, habilidades de pensar sobre o tema da matéria,
- Resultando na entrega de uma atividade em formato que atenda ao desenvolvimento de competências e objetivos pedagógicos: blog, página web, wiki, vídeo, PDF dissertação.....
Definir metodologia de ensino:
_ Teoria Conectivista de George Siemens, o aluno conectado a fontes de conhecimento, nodos....o aluno conectado a redes de especialistas, fóruns, etc...considerar a solidão.......
_Teoria do Construtivismo Social onde o papel do professor é tutor e do aluno de protagonista responsável do seu conhecimento na sociedade da informação. Geralmente são realizadas atividades em grupos, onde há debate e um aluno responde ao outro, enquanto que o professor modera o debate.
Em função dos objetivos pedagógicos, desenvolvimento de habilidades e competências, contexto do aluno e metodologia do ensino se escolhe a ferramenta TIC.
Teoria educativa sistema tradicional de transmitir conhecimento ( na minha opinião está descontextualizada da sociedade em rede, perdeu o sentido, o que todo mundo quer é produzir a informação e colocar na rede e ninguém tem paciência de ficar ouvindo um professor chato fazendo monólogo, se for um entusiasta do estilo, pelo menos colocar uns videos, links, multimédia para que o aluno consiga suportar a aula.
Competências docentes segundo Perrenoud: Tutor
Segundo (2011) A.B.L, Cobo I.L.,López I.G.y Huertas C.L , O professor define o tipo de atividade vai propor, a ordem, recursos didáticos, retroalimentação dos alunos dento do contexto social, econômico, etário, disponibilidade de tempo e recursos que tem seus alunos.Novas competências docentes segundo Perrenoud citado en Cámara A.B.L, Cobo I.L.,López I.G.y Huertas C.L 2011,pag61 :
- Organização e dinamização de situações de aprendizagem,
- Gestão dos progressos em aprendizagem,
- Emprego da tecnologia da informação e da comunicação,
- Implicar aos estudantes em sua aprendizagem e esforço,
- Colaboração no Trabalho em equipe,
- Formação dos estudantes em trabalho em grupo,
- Afrontar os deveres e dilemas éticos da profissão,
- Gestão de sua própria formação continua.
- Avaliar os alunos: conferir se a avaliação tradicional é eficiente para valorar aspectos necessários no desenvolvimento das determinada competência a serem alcançadas.
Considerações Trabalhos em Grupos realizados na última hora:
Existe o risco de tornar os trabalhos em grupo uma encenação por parte do aluno, escola e professor:
-O trabalho vira uma etapa burocrática na ótica do aluno.
-Na ótica da universidade não contrata professores para fazer correções individuais ou e não treinar para acompanhamentos pode ser conveniente financeiramente.
-Professor pode não querer essa função adicional de avaliar trabalho individual ou monitorar presença e sempre existe resistência ao novo.
Soluções para avaliação de participação em trabalho em grupo com as TIC:
- O LMS tem localizador de IP, horário de acesso, frequência de todos envios.
- A wikispace tem controle de aportação, horário de participação.
- O Zohoo docs também tem data de visualização e aportação.
- Solicitar esclarecimento divisão de funções, avaliação pessoal, do colega e sincronia do grupo.
Possíveis resultados de trabalhos feitos na última hora:
-Cultura de improvisação e dar um jeitinho.
-Alimentando uma cultura de troca de favores. Solicitações de "poe meu nome no trabalho"
-Colcha de retalho, texto sem unidade do trabalho.
-Colcha de retalho, texto sem unidade do trabalho.
Teoricamente a sociedade aprende e um ensina convivendo por isso se faz grupos.
Mas nesse contexto os benefícios abaixo não podem ser realizados nas ultimas 24 horas:
-Organizar-se,
-Criar funções,
-Definir funções,
-Escolher alguma pra fazer,
-Cumprir prazos,
-Negociar significados,
-Defender suas posições
-Aprender algo.
É importante avaliar traço cultural,e fazer adaptação as teorias, considerando condutas sociais, que podem impedir que a escola realize o seu papel na formação dos alunos de forma efetiva.
No hay comentarios:
Publicar un comentario