jueves, 4 de abril de 2013

Importância ensino a distancia - formação continuada, material digitalizado PT, site educativo LMS e aplicativos móveis


Licença Creative Commons
Formacao_continuada_professores de Denise Araujo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.Baseado no trabalho em http://educacomtic.blogspot.com.br/.

Existe uma grande dificuldade em manter uma qualidade na formação dos professores, porque isso demanda profissionais altamente qualificados dando suporte em áreas geográficas distantes, em uma gama de horários muito diversos em um pais com dimensões territoriais tão vasta.

Uma solução para levar o acesso a formação continuada a professores de todas as áreas é o ensino a distancia, que superadas as dificuldades de acesso a internet( conexão de banda larga+ equipamentos+alfabetização digital), passa a ser uma solução bastante viável para ensino em larga escala.

Um exemplo é a plataforma utilizada no Rio de janeiro http://www.educopedia.com.br/Login.aspx que oferece gratuitamente apoio para professores e  alunos.

Dispor de material digitalizado no idioma português é uma grande dificuldade das comunidades que falam português na rede, por isso todas as iniciativas brasileiras deveriam permitir a inscrição pública ou pelo menos ser extensiva a todos os brasileiros.

Incentivar a produção de material educativo pelos alunos é uma forma de contextualizar os materiais, incentivar a cultura colaborativa, falar sobre a propriedade intelectual, oportunidade de discutir sobre ética e moral na rede, incentivar a lei que apoia materiais livres de direitos autorais,ensinar a pensar, incentivar o aluno no conhecimento exploratório, incentivar a leitura, escutar as soluções dadas pela comunidade que as utiliza, centrar o ensino no aluno.

A sociedade da comunicação e informação tem como consequência o trabalho colaborativo, demandando uma hierarquia horizontal, onde o professor não detêm o conhecimento, ele faz uma tutoria, mostrando ao aluno como pesquisar, dando referencias bibliográficas, mostrando como filtrar a informação, na sociedade da informação aprendem as instituições e os alunos. quais são as competências que necessitamos desenvolver nos nossos alunos para exercer sua cidadania?

Reutilizar materiais  na internet é uma forma adotar a participação social, de baixar custo na distribuição do material educativo em larga escala, disponibilizar esses materiais universalmente, é uma forma de contribuir para a educação nas comunidades que falam português e nosso fortalecimento cultural.

Como se faz? Se faz um material base, catalogado em uma biblioteca com o máximo de definições que seguem um padrão estandardizado  e esse material é incluído nos planos de ensino, quanto mais possa ser reutilizado um material, mais importante ele é para a sociedade em rede.

O sistema de catalogação do material utilizado digitalizado no Brasil se chama SCORM e depende de linguagem de programação para ser catalogado. Ter um estandarte facilita a reutilização do material.

Plataformas que armazenam material digitalizado se chamam banco de objetos e são fundamental suporte para o ensino a distancia e podem ser citadas com link direto dos websites educativos feitos como programas como Moodle, onde se armazenam e organizam os cursos.

Como brasileira espero que tenhamos mais iniciativas como  a plataforma utilizada no Rio de janeiro,http://www.educopedia.com.br/Login.aspx .
Espero também que pensemos na importância de nossas ações para a comunidade internacional que falam português  porque necessitamos aumentar a quantidade de recursos digitalizados que possam contribuir em todas as especialidades para nosso crescimento e trabalho e cidadania. 



Novos aplicativos móveis para o ensino e aprendizagem estão surgindo constantemente:


http://wcet.wiche.edu/learn/mobile-app

No hay comentarios:

Publicar un comentario