jueves, 4 de abril de 2013

Vídeo comentado - Caso Finlandês x Brasil

Precisamos de um modelo brasileiro adaptado a diversidade


É importante considerar que o contexto da Finlândia é muito diferente do Brasil, por isso a receita aplicada tem que sofrer a versão de cada contexto sociocultural, porém  é importante citar o sistema com os melhores resultados do planeta.



-Quinto pais com menos corrupção do mundo, com 50% do salario do cidadão investido socialmente. x Brasil tem altos níveis de corrupção.

-Melhores salários, atraindo os melhores profissionais por concurso, com mestrado. x Brasil o salário do professor é de R$.1.300,00/ 430 euros ou 650$ aproximadamente.

-O professor é muito qualificado, motivado por alto salario e prestigio social x Brasil professor desqualificado, desmotivado e desprestigiado socialmente.

-Formação continuada permanente, x Brasil fez alguns cursos de pós-graduação à distancia que podem ter acesso professores vinculados a rede publica de ensino e os professores das redes privadas não tem acesso.

-Professores com dedicação integral . Ex Brasileiro:colégio Pedro Segundo do Rio de Janeiro. x Brasil geralmente os professores trabalham por horas em redes privadas e não tem tempo de pesquisa e preparação da aula, porque se pensa a educação como uma industria.

-Mais tempo para o docente pesquisar e atualizar. x Brasil não ha tempo para pesquisar, aprender e aplicar as inovações.

-O professor respeita a um currículo básico determinado pelo governo, que garante aos cidadãos de todas as partes do pais e níveis sociais a mesma base, x Brasil, grande desnível entre as escolas e formação entre classes sociais e regiões porque o ensino de "qualidade" é privado e existe uma diversidade enorme os recursos que possui cada aluno. Inclusive o capital sociocultural da família da suporte a escola ou não.

-Sistema baseado na confiança, e competência dos professores, que tem grande liberdade para adaptar novas soluções as necessidades socioeconômicas de cada região. x Professor tem pouca flexibilidade e pouca preparação e apoio para desenvolver novas competências. Ciclo vicioso, ganha mais, trabalha mais horas, tem menos tempo, prepara aulas piores, tem menos tempo e recursos para a pesquisa.

-Reavaliação regular dos professores por parte de banca de universitários em pedagogia, que observam e fazem críticas regulares as aulas, sugerindo soluções de melhoria da qualidade, o que fariam diferente como trabalhadores do conhecimento. x Brasil , não existe contato entre as universidades e os professores e não se pode exigir a qualidade que não tem apoio e recursos para implementar.

-As salas com até 20 estudantes. x Brasil sala com até 30/40 alunos.

-Suporte plataforma de aprendizagem ( learning manager sistem-LMS, exemplo plataformas Moodle , AtutorblackboardSabaClarolineDokeos. x Brasil nem sempre superou os requisitos de acesso as novas tecnologias ( equipamentos, acesso a Internet banda larga, suporte técnico, material digitalizado funcionando, acessível ) e  formação professores.

-A educação é gratuita. x Brasil a educação gratuita foi esvaziada na ditadura e incentivado educação como produto comercializável, e temos como solução a escola privada. Porém o capital privado, caso não esteja vinculado diretamente com a educação não contribui com ela.

-Temáticas atuais,incentivando a leitura, utiliza uma estrutura menos transmissiva e mais exploratória x Brasil ensino mais transmissivo. O professor como detentor do saber. * Com o advento da Internet esse conceito urge em resolver.

-Autoavaliação é feita pelo aluno, conta no total e as provas dadas pelo professor tem pouco valor x Brasil o professor avalia por provas que geralmente são memorísticas e preparam para o ENEM.

-Suporte para os alunos com dificuldade por equipe multiprofissional (psicólogos, professores,...) x dependendo da situação teremos que utilizar os estádios de futebol para dar aula.

*A boa notícia é que o importante é o professor e os muros da escola com a Internet tendem a ser "suavizados"

-Politica é nunca reprovar, é dado toda o apoio para o aluno alcançar dentro da instituição os níveis mínimos esperados. x Brasil geralmente não tem como apoiar o aluno que não aprendeu o teve dificuldade.

-Iguais condições de recursos educativos, mesmo que o nível sociocultural da família não permita dar apoio ao estudante, a alimentação material, conexão, equipamentos são oferecidos pela escola. No Brasil as condições dos alunos podem ser muito diferentes em todos os aspectos afetando o resultado final enormemente.

-A estrutura da educação na Finlândia leva a curso de formação técnica que pode ser um caminho para formação universitária,o sistema educativo europeu é integrado.x No Brasil o sistema educativo não é integrado, um curso profissionalizante não é uma porta pra faculdade.

-O modelo social está dissociado de modelos de consumo, os alunos buscam a formação vocacional técnica. x No Brasil nem sempre o cidadão alcança as condições minimas para suplantar a brecha digital e utilizar as Tecnologias a seu favor na sua vida.  Os cidadãos que conseguem nível escolar suficiente tem que escolher as áreas que pagam o suficiente para manter sua dignidade e por exemplo ser professor não está incluído nessa categoria. Ex: faz pedagogia e vai ser representante comercial, comerciante,...
O social passa a ser definido pela capacidade de consumir. Então existe falta de professores e falta de profissionais atualizados.

-As barreiras da conexão a Internet foram superadas, dentro e fora da escola e o direito a internet é um direito do cidadão de fato x No Brasil nem todos tem acesso a Internet, apesar que a classe c, cada dia mais tem acesso a equipamentos móveis e cybercafé, não tem as mesmas condições que as classes B e A.

-A escola incentiva a não memorizar , mas a fazer uso do conhecimento. x No Brasil existe a necessidade de preparar para o ENEM que privilegia a memorização.

-O sistema se baseia na confiança, cooperação, dando liberdade de decisão a alunos e professores. x Brasil é regido pela lógica do afeto, a ética e o compromisso com a moral é muito flexível e pressionada por fortes discrepâncias socioculturais.

A cultura é de tirar vantagens, improvisar e transgredir os sistemas e a lei, tentando assim alcançar os recursos  e mesmo quando se alcança um patamar mínimo, existe uma lógica de acumulação de riqueza e consumo, que faz sentido já que a assistência social não funciona bem.
Sendo assim a confiança e a cooperação e os trabalhos em grupo ficam comprometidos, pela crise moral  e pode culminar em conflito quando essa falta de fraternidade tenta impor valores, sem que esteja envolvido afeto que ameniza os conflitos étnicos, econômicos e sociais.
Quanto mais emocional mais ressentido, e menos resistente a críticas. Isso acontece muito na comunicação de massa e nas redes sociais....se alguém fala alguma coisa que discorda, já fica todo mundo ofendido e dai gera uma conflito relacionado com a falta de tolerância a diversidade e quer proibir, tirar do ar.
*Quanto mais ao Nordeste, mais emocional e ao Sul mais racional.

-Estamos falando de administração escolar mais horizontal em um sistema onde a sociedade da comunicação e informação trabalha em cooperação para construir soluções. x Brasil trabalhamos com escolas particulares comprometidas com o lucro, pressionando os salários para baixo, exigindo tempo lucrativo dos professores e reduzindo o tempo e investimento em formação e pesquisa. "O capital organiza e é a lei de estruturação do valor." "citado em aula magna da UFF por Muniz Sodré de Marx. Organização mais horizontal.

-A escola ensina ao cidadão a pensar, concentrar, pesquisar, falar, negociar, cooperar, encontrar soluções redesenhar a educação, preparando o aluno para trabalho e cidadania. x Brasil a escola não nem sempre consegue ensinar o aluno a entender o que leu e interpretar e contextualizar isso social e politicamente e existe uma separação cada dia mais gritante entre os digitalmente alfabetizados e os não alfabetizados ( Brecha digital).



Bibliografia: http://youtu.be/5YBNi4drU34

No hay comentarios:

Publicar un comentario